por Miguelatualizado

Viajar pelo mundo é um sonho que muitos tem, mas poucos conseguem realizar. Seja pela falta de tempo, disponibilidade, ou de um bom planeamento e um orçamento a combinar.

Mas se de facto está decidido a passar este verão da melhor maneira possível, está no sítio certo!

Deixe-nos ajudar-lhe a ir de encontro à aventura da forma mais adequada e sem gastar muito no processo.

Com as dicas que lhe apresentamos abaixo, só tem que se preocupar com desfrutar de uma viagem inesquecível!

Bilhetes

Procure os seus bilhetes de viagem às Terças e Quartas-feiras.

Já deve ter ouvido por aí que há sempre um ou vários dias nos quais os bilhetes de avião tendem a ser consideravelmente mais baratos.

Não é um mito!

De facto, existe um período no qual pode encontrar os bilhetes com o preço perfeito.

Contudo, isto não se aplica a todos os voos ou companhias aéreas, pelo simples facto de que nem todas usam o mesmo algoritmo.

É por isso que na maioria dos casos é mais favorável comprar os bilhetes de viagem às Terças e Quartas-feiras.

Utilize websites de comparação para encontrar a melhor oferta

Fazer uma busca detalhada é sempre necessário!

Encontrar a melhor oferta no mercado pode levar algum tempo. Mas se utilizar os vários websites gratuitos espalhados pela internet para comparar os bilhetes e preços no mercado, tem mais chances de encontrar a melhor solução para as suas férias.

Deste modo não só tem a oportunidade de saber que poupou, como pode até explorar outras opções, como outras cidades ou paragens, que sejam mais económicas.

Compre os seus bilhetes com antecedência

No que toca à compra dos seus bilhetes, quanto antes o fizer não só mais pode poupar como mais ainda pode planear.

É por esta razão que lhe aconselhamos a reservar o seu voo na Europa com pelo menos 7 semanas de avanço.

E se estiver a planear viajar para fora de Europa, então deve ter ainda mais tempo de antecedência, para não ser apanhado de surpresa.

Evite sujeitar-se a preços descomunais na conhecida “busca de última hora“.

Alojamento

Hostels são uma boa opção hoje em dia

Encontrar um hostel acessível e de boa qualidade não tem porque ser um mito.

Cada vez mais, está-se a aderir aos Hostels como uma opção perfeitamente plausível e extremamente económica para alugar um quarto por alguns dias.

Inclusive, muitos hostels oferecem medidas de segurança efetivas para os seus pertences, bem como para garantir a sua comodidade.

Com o Airbnb pode encontrar várias opções baratas

Se a ideia de partilhar um quarto com vários desconhecidos num hostel convencional não lhe agrada, o Airbnb é uma boa ideia para si.

Desta maneira, pode arrendar um apartamento por pouco tempo e de forma muito mais económica.

Também é uma boa ideia se pretender viajar com amigos ou familiares, podendo assim garantir mais espaço para todos.

Tanto Facebook como Google podem-lhe oferecer boas alternativas

Se por outro lado não quer dedicar-se demasiado à busca de alojamento mas quer garantir uma boa oferta, pode sempre contar com Facebook para lhe ajudar!

Nesta rede social, existem vários grupos de viajantes, estudantes ou outro tipo de privados que lhe podem ajudar.

À semelhança, também pode encontrar outras alternativas viáveis no Google, desde forums de viagem a programas de voluntariado pelo mundo, há sempre boas opções por onde escolher.

Contudo, convém sempre pesquisar de forma responsável e atenta para evitar perigos!

Orçamento

Tente negociar os preços sempre que puder.

Estima-se que grande parte dos consumidores gastam mais em compras durante as férias (desde alimentos a lembranças e presentes), do que na época baixa.

Mas não desespere, não lhe queremos privar de se mimar durante as suas férias. Saiba apenas como fazê-lo de modo a que possa poupar ao mesmo tempo.

Ao efetuar as suas compras, tente sempre regatear os preços se possível.

Isto aplica-se mais a mercados de rua ou até lojas mais tradicionais, mas não é impossível!

Atenção às possíveis taxas extras associadas ao seu cartão

Ter que pagar uma comissão extra por utilizar o seu cartão pode ser algo desagradável. Especialmente se não estava à espera que tal acontecesse.

É por esta razão que convém sempre contactar o seu banco antes de ir de viagem, de modo a informar-se destes possíveis imprevistos e preparar-se para os mesmos.

Outra opção igualmente viável e até mais simples é estimar um orçamento para a viagem e levantar o montante em dinheiro. Especialmente se houver algum câmbio de moeda.

Monitorize o seu orçamento através de apps no seu telemóvel

Com os avanços tecnológicos de hoje em dia, já pode controlar as suas despesas no seu telemóvel sem grandes complicações.

Isto é particularmente vantajoso ao ir de viagem, uma vez que existem várias aplicações gratuitas disponíveis para esse fim.

Muitas destas aplicações dão-lhe a oportunidade de categorizar as suas despesas de modo a ter uma visão geral melhor das mesmas.

Transporte

Ande a pé ou alugue uma bicicleta

Muitas das cidades mais interessantes pelo mundo tem a vantagem de não ser muito grandes. E com certeza haverá momentos nos quais não terá que percorrer distâncias particularmente longas.

Pelo que pode aproveitar estas ocasiões para dar um passeio, admirar a cidade ou se for uma pessoa mais dinâmica pode também alugar uma bicicleta, muitas vezes gratuitamente.

Utilize transportes públicos

No que toca aos transportes públicos, há sempre várias opções por onde escolher, apenas tem que ter a certeza de que os preços são razoáveis.

Dependendo da cidade que decidir visitar, os transportes públicos também podem ser um património característico que convém visitar.

Compre um bilhete combinado

Se está a pensar utilizar transportes públicos com frequência durante a sua viagem, convém informar-se sobre a possibilidade de comprar um passe combinado para o tempo que estiver na cidade.

Muitas vezes, estes passes e bilhetes combinados podem levar-lhe a poupar até 50% do preço original que pagaria se comprasse os bilhetes por inteiro todos os dias.

Também pode usufruir de descontos se tiver uma certa idade ou for estudante.

Vá à boleia

Se não é o maior fã de transportes públicos, também pode encontrar outras soluções igualmente boas e até mais económicas!

Bons exemplos são as aplicações como Uber ou Blá Blá Car que ficaram mundialmente conhecidas pelo facto de que podem lhe ajudar a poupar bastante no transporte.

Com estas aplicações pode partilhar os custos com outras pessoas, chegando a pagar até 75% menos do que o preço de um táxi ou transporte público.

Alimentação

Seja o seu próprio cozinheiro

Uma boa forma de poupar bastante durante as viagens é evitar comer em restaurantes.

Ao cozinhar as suas próprias refeições não só poupa como se pode desafiar a tentar algumas das receitas locais.

Compre as seus ingredientes em mercados locais

Como referimos acima, pode ser o seu próprio cozinheiro durante as suas férias.

E para tal, compre os ingredientes necessários nos mercados locais das cidades que visitar.

Muitas vezes estes locais tendem a ter até mais variedade e ingredientes mais frescos do que restaurantes convencionais.

Procure Hostels que ofereçam o pequeno-almoço

Há vários hostels económicos nos quais o pequeno-almoço está incluído no serviço dos mesmos.

Pelo que pode garantir a sua primeira refeição do dia sem se preocupar com custos adicionais.

Outras dicas

Evite pagar taxas extra pela sua bagagem

É bastante tentador levar a casa às costas quando vai de viagem. Afinal, nunca se sabe se não vamos precisar de uma coisa a mais ou não.

No entanto, convém ser realista e fazer a sua mala com apenas o que de facto necessitar. Se não tem a certeza de como o fazer não desespere, o Youtube tem vários tutoriais que lhe podem ajudar.

Também é importante pesar a sua mala antes de sair de casa, desta maneira pode garantir que não excede o peso estipulado e não tem de pagar taxas a mais.

Aproveite os descontos e atividades gratuitas nas cidades

Muitas cidades estão tão habituadas à forte onda de turismo da qual padecem durante os meses de verão, que se preparam para não desapontar!

Nos postos de informação espalhados pelas várias maravilhas do mundo, pode ter acesso a descontos e eventos interessantes.

Outra maneira de se manter informado é através das redes sociais, se estiver atento pode até poupar a fazer atividades interessantes.

Não compre lembranças e presentes no aeroporto

Nos mercados locais de que lhe falamos acima, pode ainda encontrar várias bancadas ou lojas artesanais nas quais comprar as suas lembranças.

Poupe, e compre um presente mais autêntico!